Pular para o conteúdo principal

O amadurecimento da personalidade humana

Texto de Rozilda Euzebio Costa


Um dia nós vamos amadurecer igual fruta em sua árvore mãe. Amadurecer na árvore da nossa vida. 

Com esse amadurecimento, compreenderemos que, o tempo relativo à nossa infância e juventude verdosa, terá sido um tempo que passou sem que o tenhamos percebido. Porque é tão bom viver que, não nos damos conta do tic-tac do relógio do tempo. 

O projeto humano existencial está contido no tempo ligado aos mistérios da alma, concebido como - o tempo da intenção da semente.  Depois, vem a nossa infância humana - a outra parte de um tempo regado de sonhos, em que esperamos ansiosamente pela primavera da vida. Passado este tempo, vem a juventude plena de flores, onde vivemos as expectativas dos frutos saudáveis.  

E como todos os frutos que, ao amadurecerem apresentam as suas reais essências e sabores, nós também, quando nos encontrarmos maduros, adquiriremos uma personalidade enriquecida com todas as experiências que provamos ao longo das nossas primaveras vividas. Nós apresentaremos as nossas reais bagagens de qualidades morais e intelectuais. 

A partir deste amadurecimento, vamos encontrando o sentido de todas as coisas em nossa vida. Nos depararemos com uma personalidade já caracterizada com todos os atributos adquiridos ao longo das provações próprias da existencialidade humana. Adquiriremos um pensamento consciente do real sentido da vida, e nos identificaremos como raça humana, que segue uma escala evolutiva, e vai se transformando, abrindo a mente, expandindo-a, sendo capaz de enxergar a vida como um todo, numa ampla visão universal, enquanto individuo participante da vida terrena. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi