Pular para o conteúdo principal

O que é o ciúme? - Rozilda Euzebio Costa


O que é o ciúme?
Texto By Rozilda Euzebio Costa - 12 de Julho de 2015

O ciúme é uma praga. É um mal. É um vulcão que entra em erupção de surpresa. É descontrolado e insensível. É uma doença degenerativa que destrói qualquer bom sentimento. Ele é uma chaga infernal que tem voz insistente em nossos ouvidos, e que provoca até miragens diante dos nossos olhos. Quando esse vulcão entra em atividade, ele destrói a nossa estabilidade emocional. Ele nos faz ver coisas que não existem. Ele nos sugestiona acontecimentos falsos e fantasiosos, e elabora estratégias para nos fazer acreditar que estamos sendo traídos.

A desestruturação no equilíbrio dos nossos sentimentos é a primeira coisa que o ciúme provoca em nós. Ele vai agindo lenta ou rapidamente, até nos levar a um inferno de atitudes insensatas e fora da nossa razão.

O ciúme cerra as portas do nosso coração e nos cega completamente os olhos. Ele nos mergulha em um pântano de pensamentos negativos, e enche os nossos ouvidos de sugestões destrutivas.

Não é preciso muito combustível para acordar o vulcão do ciúme em nós, basta apenas uma pequena faísca para que ele nos deixe completamente incendiados de uma ira fumegante.

O ciúme não é um mal que acomete apenas os casais, ele também prejudica outros tipos de relacionamentos como, na amizade, na família entre os irmãos, na escola entre colegas, e no trabalho. Há quem sinta ciúmes até de um elogio que seu chefe faz para um colega de trabalho. Essa praga infernal do ciúme está presente na vida de todo ser humano.

Não existe remédio que evite a doença do ciúme. Também não há previsão de quando ele vai chegar com sua força maligna destruindo a nossa estabilidade emocional. Por mais que sejamos vigilantes, vai ter uma hora em que ele nos pegará pelos nossos pontos mais fracos.

O que podemos fazer para evitar que o ciúme incendeie a nossa vida, é fugir do ambiente visual infectado e provocativo.  É praticar a meditação antes de tomar qualquer atitude. Mas claro que isso é algo que pode ou não dar certo. Na maioria das vezes o ciúme invade todas as vias do nosso cérebro e não conseguimos pensar em mais nada que não seja o ataque, o revide.

Hora ou outra pode acontecer de não conseguirmos controlar as nossas ações por causa do ciúme, e estourando de repente, fumegando como vulcão em chamas, vamos sair por aí machucando as pessoas que são as vítimas do nosso ciúme. Fazemos coisas insensatas, insanas, e sem sentido. Coisas que muitas vezes, são totalmente fora da verdade e da realidade. Coisas que fazemos para ferir o outro, e assim, nos sentirmos vingados pelas ofensas que o ciúme nos fez acreditar que o outro fez para nós.

Desde que o mundo é mundo, a praga do ciúme afeta a nossa vida, e por mais que sejamos pessoas controladas, às vezes nós fraquejamos e sofremos o resultado de seus males.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi