Pular para o conteúdo principal

Criança tem que ser Criança - Rozilda Euzebio Costa



Texto By Rozilda Euzebio Costa


As crianças são os pequenos seres de hoje que se tornarão grandes no futuro. E são eles que transformarão o planeta Terra. Cada criança de hoje, terá a sua parcela de contribuição na construção do futuro. Assim como as crianças de ontem, construíram o presente que estamos vivenciando.

Mas enquanto este tempo não chegar, eis que eles devem viver o tempo da preparação. Não uma preparação com trabalho escravo infantil. Não com castigos de toda espécie. Não com gestos de brutalidade. Não com maus exemplos. Mas sim, com muito amor. Com amor de pai e mãe. Com amor da sociedade. E com o amor daqueles que se tornam seus mestres na escola, e no viver do dia-a-dia.

Criança tem que ser criança, tem que viver as coisas da sua própria fase. Tem que brincar e descobrir o valor de cada momento. A emoção de cada instante. Tem que sorrir, e tem que sonhar. Para poder reconhecer quando adulto, o valor de um sentimento. O valor de uma responsabilidade. E o valor da fraternidade.

Criança tem que ser criança o tempo todo. Nada de querer transforma-las em adultos fora de seu tempo. Nada de exigir deles uma maturidade que ainda não é chegada o tempo de eles a terem. Nada de exigir deles uma carga de compromissos e deveres, dos quais eles ainda nem mesmo compreendem ou conhecem, a razão de tais coisas.

Da infância à maturidade da vida adulta, as crianças trilham um longo caminho. Um extenso percurso. E a cada passo deste caminho, elas encontrarão os mestres da vida. Alguns destes mestres, nós os escolheremos, enquanto que outros, vem de encontro às nossas crianças, e as escolhem.

Uma das maiores reponsabilidades que os pais precisam enfrentar na educação de seus filhos, é a vigilância constante sobre eles, para não deixar que maus mestres ensinem a eles, valores contrários à uma vida sã e honesta. Porque não basta apenas dar boa educação para os nossos filhos em casa, e nem basta, a boa educação que eles tiverem na escola, se eles estão tendo outras influências externas que são contrárias a uma boa conduta. O olhar cuidadoso dos pais deve estar em todos os instantes sobre seus filhos. Sobre os mestres que a vida põe de frente a eles.

Alguns pais acreditam que enchendo os seus filhos de responsabilidades, de tarefas, de cursos e mais cursos, estarão transformando-os em futuros cidadãos inteligentes, fortes, e vencedores. Porém, mais ainda importante que educa-los com novos aprendizados, é não fazer deles adultos antes do próprio tempo deles. Criança tem que ser criança. Tem que vivenciar todas as fases próprias de sua vida infantil, para que quando adulto, saiba lidar com situações que exigirão deles, muita maturidade emocional e psicológica.

Um dos maiores problemas da vida adulta hoje em dia, é a imaturidade! Porque muitos dos adultos de hoje, são imaturos mentalmente, pois não tiveram uma infância saudável. Muitos já começaram a trabalhar desde cedo, em trabalhos que eram próprios para adultos. Trabalhos sobre pressão psicológica. Trabalho pesado, que lhes exigia uma força além da própria idade. Muitos adultos de hoje, não vivenciaram os sentimentos próprios de sua infância, quando estes, são necessários e de grande importância na formação de um adulto mais seguro e mais confiante.  

Deixar as nossas crianças, serem crianças. Conhecer seus sentimentos e desenvolver sua força interna. Deixa-las brincar, sorrir, e viver as belezas da infância, os ajudarão a se tornarem adultos mais seguros de si, e mais fortes para construírem um mundo melhor.


O mundo não será transformado por super-humanos inteligentes, porém vazios de emoção e sentimentos. A construção de um mundo melhor e mais saudável, somente se dará através de homens e mulheres que saberão agir com amor. Com paciência e tolerância. Com maturidade emocional e psicológica. E com uma carga extra de boa conduta moral.
28 de Julho de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi