Pular para o conteúdo principal

Sensibilidade, Ação e Coragem - Rozilda Euzebio Costa


Sensibilidade, Ação e Coragem
Texto By Rozilda Euzebio Costa

  

Vivemos dentro de um mundo que abriga vários outros mundos de diferentes formas de vida, de crença, e de visão.

Antes da tecnologia midiática se tornar avançada (tv, internet etc.), nós não participávamos da rotina desses “outros mundos”, como hoje participamos através das notícias que chegam até nós.

As vezes repassamos em nossas redes sociais alguma notícia, e lamentamos outra, mas muitas vezes não compartilhamos as notícias catastróficas e tristes, e nem opinamos sobre algum tipo de violência causada pela intolerância religiosa e política. Nós simplesmente silenciamos. E isso não quer dizer que estamos alheios aos acontecimentos, apenas decidimos nos silenciar, derramando uma lágrima, ou entrando em oração.

Não disseminar as informações violentas também não quer dizer que somos insensíveis! Nós apenas não queremos dar continuidade a um assunto bárbaro e desumano, porque acreditamos que somente as palavras não serão suficientes para intimidar o mal, e nem para exterminá-lo. É preciso ação!

Se observarmos os atos de violência acometidos pelos maus contra grupos de pessoas inocentes, seja por religião, política, ou conquista territorial, percebemos que existe sempre uma ação intencional de fundo, que visa provocar o terror e o medo num contexto geral.

É fato indiscutível que, os maus gostam de provocar escândalos. Basta ver que, quanto mais se repercute notícias catastróficas, mais ainda o mal cresce e vai se enraizando terreno afora.

O mal não se deixa vencer por palavras implorativas e emocionais, porque ele é escandaloso em sua própria natureza. Não trabalha sob os fundamentos do amor. O seu lema de batalha é a disseminação do medo e do terror na mente das pessoas, para afastá-las cada vez mais do seu caminho, liberando terreno para a sua dominação.

É fácil reconhecer uma intenção por traz de uma ação. Uma ação quando é do bem, trabalha pela união, pela paz, e pela preservação da vida. Não busca imposição de leis e poder, não tira vidas, e não impõe condições.

Já uma ação maliciosa quer poder e subjugação, e muitas de suas covardias são feitas sob uma visão equivocada de Deus.

Aquele que reconhece verdadeiramente Deus em seu coração sabe que Ele é energia benevolente de amor, trabalha sob o dogma da fraternidade, da liberdade, da tolerância, do equilíbrio e da paz.

Deus já nos fez livres desde o nosso nascimento para que, através do livre arbítrio, possamos fazer as nossas escolhas, construir os nossos caminhos, e escrever a nossa história de vida na Terra.

É preciso ter um olhar firme nos verdadeiros ensinamentos de Deus, e enfrentar o mal de frente, com coragem e determinação.

O mal é covarde, foge quando percebe que suas artimanhas de maldade já não surtem mais efeitos.

Aqueles que lutam em defesa do bem e da pacificidade, vencem as investiduras do mal, e constrói uma base segura e firme em Deus.

Nós não somos insensíveis ao ponto de não nos sentirmos tocados profundamente com as violências causadas neste mundo. Nós apenas decidimos não dar força e notoriedade às atitudes dos maus.

O nosso coração vibra pelo amor e pela conservação da vida, e qualquer gesto de grandeza que venha a elevar a humanidade, nós compartilhamos, porque sabemos que, somente as ações do bem merecem ser multiplicadas e compartilhadas.

(06.04.2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi