Pular para o conteúdo principal

Origens de uma composição - Rozilda Euzebio Costa


Origens de uma composição


Eu escrevo sobre aquilo que eu sinto,
Sobre as coisas que eu vejo,
E sobre as coisas que eu sonho.
É certo que ninguém pode falar,
De coisas que nunca viu!
E nem de coisas que nunca sentiu.
No máximo se escreve, ou se fala,
De uma coisa desconhecida,
Através de um frágil instinto.
Se eu vivesse em meio a natureza,
E visse todos os dias diante dos meus olhos
Uma plantação de abóboras,
Eu falaria dela com muita destreza!
Falaria de suas diversas ramas,
Que espalhadas aleatoriamente pela terra,
A cobrem como um grande tapete estendido.
Eu falaria também de suas folhas verdes e nutridas,
Por uma terra rica em água e proteínas,
Ou amareladas e frágeis, quase sem vida,
Tentando sobreviver heroicamente,
Em meio a uma pobre natureza.
Eu falaria daquela terra quase destruída,
Resultado de ações desumanas,
Coisas que o homem faz, que não são boas,
Coisas que não fazem nenhum sentido!
Eu certamente falaria sem muita dificuldade,
De abobreiras insistentes, daquelas que nunca desistem,
Que teimam em crescer e dar frutos,
Em uma terra árida e pobre de nutrientes.
Se estivesse ali, naquele lugar,
Eu descreveria a vida desta abobreira
Com realeza e muita maestria!
Eu falaria da trajetória de seus frutos,
Desde a rama até as panelas!
E falaria provavelmente de seu sabor,
Se deles, eu tivesse a felicidade de provar.

Rozilda Euzebio Costa
(23.04.2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi