Pular para o conteúdo principal

Almas a lapidar


Almas a lapidar


Tenho visto muita gente lamentar a vida, como se todo mundo tivesse culpa de seus sofrimentos.

Tenho visto gente dizer, inclusive, que sofre mais que os outros, e isso não é uma afirmativa justa. Porque ninguém sofre mais que ninguém. Cada pessoa possui a sua própria medida de sofrer para melhorar o espírito, para tornar a alma mais brilhante e plena de amor.

O que se faz com um diamante bruto? Não se lapida ele pra tirar a sujeira, até que ele fique maravilhosamente brilhante? O que se faz com o ouro? Não passa pelo forno quente para ser derretido e apurado?

Assim também a vida faz com as pessoas, para que seus corações se tornem mais brilhantes, elas precisam passar por provações, sofrimentos e lutas constantes.

Tem gente que coloca a culpa de seus sofrimentos no mundo inteiro. Culpa a família, culpa o emprego, culpa o governo, culpa até Deus, mas não culpa quem tem que culpar - que é a si próprio. Pessoas que julgam sofrer mais que os outros precisam tirar o foco da vida dos outros, para então conseguir ver o que tem deixado de fazer para mudar sua situação de sofrimento.

Quando algo não vai bem na nossa vida, é porque escolhemos caminhos errados, ou deixamos de construir os nossos próprios benefícios.

Todos devem conhecer a história bíblica de Jó e os sofrimentos dele. Jó era um homem temente a Deus, mas teve que passar por diversas provações. Perdeu tudo. Passou então a condenar a Deus por seus sofrimentos. Falava coisas terríveis contra Deus e contra todo o mundo.

Um dia então, o melhor amigo de Jó, não suportando mais tantas lamentações e palavras sem fundamentos ditas por ele, passou a lhe repreender com firmeza, mostrando-lhe o quão cego ele estava por causa de seus sofrimentos. O amigo de Jó não permitiu que ele continuasse a blasfemar contra o Senhor e contra o mundo.

Sabe que Jó não gostou muito de ser repreendido por seu melhor amigo! Não gostou de jeito nenhum! Mas mesmo rebatendo seu amigo, foi guardando aquelas palavras de repreensão em seu coração. Com o passar do tempo, Jó foi percebendo que seu amigo tinha razão em repreendê-lo, porque, devido aos seus sofrimentos, seu raciocínio se tornou muito egoísta e sem sentido.

Tempos depois, Jó se convenceu que estava agindo sem pensar, então agradeceu imensamente ao seu amigo por ter lhe repreendido e feito com que ele enxergasse a verdade. Jó passou a pensar de forma diferente, mais positiva, menos acusativa, e logo sua vida começou a prosperar novamente.

***
Quem tem um verdadeiro amigo tem um grande tesouro. Amigo não é aquele que te passa a mão na cabeça na hora em que você enche a boca pra fazer lamentações infindáveis e injúrias. Um amigo de verdade é aquele que está do teu lado em qualquer momento, e te chama a atenção quando você está agindo errado, e te faz ver seus erros e equívocos.


Rozilda Euzebio Costa
(20.02.2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema da Administração - By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Administrar é se envolver, É se encantar com o que faz. É buscar ideias onde ninguém ousou andar. É provar que fazer as coisas bem feitas, Qualquer um, mesmo sem dom, é capaz. Administrar é correr riscos, É construir pontes para fazer novas alianças. É buscar enxergar novos potenciais, E derrubar as barreiras do pessimismo, É sair do convencional, E empreender a partir da base, Utilizando-se de novas nuanças.

Eu acredito em você, poesia By Rozilda Euzebio Costa

By Rozilda Euzebio Costa Querido, esta noite eu tive um sonho, Quase uma visão, Que me mostrou claramente A verdade, com exatidão. Foi tudo tão fácil de entender, Que compreendi de imediato, E não duvidei de você. Com gestos claros, E mergulhado em teu silêncio, Mostraste-me com sinceridade, E com profunda emoção, A morada eterna que construístes para mim, Dentro do teu lindo e perfumado coração.

Preghiera di San Francesco di Assisi